Revista EletrônicaPetrópolis Gourmet

28/11/2018Petrópolis Gourmet chega ao fim com resultados altamente positivos

voltar


A 18ª edição do Petrópolis Gourmet chegou ao fim no dia 20 de novembro, mas o festival gastronômico mais saboroso e charmoso da serra já deixa saudades. Durante 14 dias, moradores e turistas puderam fazer uma viagem pela rica gastronomia da Cidade Imperial através de menus elaborados por chefs renomados e com ingredientes de excelência da agricultura local.

Com o tema "O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”, o Petrópolis Gourmet ofereceu ao público a oportunidade de conhecer de perto delícias gastronômicas preparadas por chefs de 41 restaurantes; de participar dos Agitos Gastronômicos - Conectando Sabores em vários pontos da cidade; de comprar produtos locais no Mercado Gourmet; e de participar também de mais de 27 oficinas gastronômicas gratuitas em shoppings de Itaipava, na rede de supermercado Bramil e no Senac.

“Ficamos muito felizes com a organização e os resultados desta 18ª edição do festival, um trabalho de planejamento que começou há um ano; com a escolha do tema, que possibilitou uma maior integração dos produtores com os nossos chefs; felizes pelo apoio e trabalho intenso de toda a nossa diretoria de gastronomia; pelo carinho de todos os nossos apoiadores, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviço. Os resultados de nossas oficinas e agitos, sempre lotados, e que contaram com chefs renomados e suas últimas tendências gastronômicas, provaram o quanto esse setor tem a oferecer ao público e ao turismo de nossa cidade. Tenho certeza que os 41 restaurantes participantes do Petrópolis Gourmet deixaram uma ótima experiência para todos que passaram por seus estabelecimentos. Que venha 2019 e nossa 19ª edição!", comentou Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Segundo Angela Brun, somente o Restaurante Mayorca, em Itaipava, vendeu 65 menus (entrada, prato principal e sobremesa) do festival nestes 14 dias de evento. No Majórica, no Centro, foram 38. “Temos uma clientela que busca sempre nosso cardápio tradicional, mas a procura pelos pratos especiais do festival este ano foi bem maior no Mayorca em relação a 2017. Os turistas queriam também informações sobre os menus dos outros restaurantes e sobre as oficinas gastronômicas. Meus folders do festival com toda a programação acabaram muito rápido este ano, tanto foi o interesse do público”, comentou.


Oficinas gastronômicas foram um sucesso

As oficinas gastronômicas do Petrópolis Gourmet, ministradas nos shoppings Itaipava e Arcádia Mall, no feriado do Dia da Consciência Negra, foram um sucesso não apenas entre os petropolitanos, mas também entre turistas que elogiaram o trabalhos dos chefs.

Para o chef Felipe Campos, o Petrópolis Gourmet tem muita tradição no estado e apresenta a boa gastronomia da Cidade Imperial. “Estou muito feliz por ter recebido o convite para esta edição do festival e adorei que o público participou e interagiu bastante com minha oficina neste sábado”, comentou Felipe, vencedor do prêmio nacional Dolmã (o Oscar da gastronomia), que ministrou a oficina “Salada de Verão Gourmet – As cores do campo”, com participação especial do chef do Restaurante Bordeaux, Jorge Barbosa, no Shopping Itaipava, no mesmo local onde funcionou o Mercado Gourmet, outro sucesso do evento.

A oficina da chef Deborah Japelli, da "Veramente Italiana", também aconteceu no sábado, às 15h, no shopping Arcádia Mall. As mais de 25 pessoas presentes especificamente para a oficina aprenderam sobre as várias possibilidades criativas de se preparar Bruschettas, com muita cor, sabor e saúde!

A última oficina do dia foi ministrada pelo chef Riciê, da Sucré Escola de Confeitaria. A importância da valorização da produção local na hora de montar o cardápio, bem como a priorização de elementos nacionais ao invés da super valorização de elementos importados para as receitas foram temas abordados pelo chef. Como demonstração, um “Financier de castanha-do-Pará com geleia de jabuticaba” foi preparado aos olhos do público, que aprovou com gosto de quero mais a degustação ao final.

No domingo, dia 18, no Shopping Itaipava, aconteceu a oficina “Ceviche de Banana da Terra” com a chef Aline Feitosa (Camicado) e participação especial do chef do Restaurante Benvenuti. Maurílio Rocha; às 13h30, aconteceu a oficina kids “Preparando sucos”, com Tia Telma; e a oficina “Tempere Seu Verão – Molhos para Saladas”, com a chef Deborah Jappelli, da "Veramente Italiana".

Nesta terça-feira (20), foi ministrada a última oficina do festival, desta vez no supermercado Bramil. A chef Giulia Ribeiro ensinou para mais de 20 participantes, que enfrentaram o frio e a chuva do feriado do Dia da Consciência Negra, como aproveitar melhor os alimentos em receitas simples e práticas.

“O resultado destas oficinas foram tão positivos que vamos dar continuidade a este projeto aqui na loja para nossos tradicionais consumidores. As oficinas serão realizadas, a partir de agora, com muito mais frequência”, contou o chef patisserie do Bramil, Anderson Paiva.

A 18ª edição do Petrópolis Gourmet foi uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com curadoria de um Comitê Gastronômico formado por chefs e empresários do setor, e contou com o patrocínio do Bramil Supermercados, da Natural Papper, da ToyoSerra e da Sumicity e apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Turispetro, Sesc, Senac e Inter TV. Além das parcerias da All Confiance, Cinemaxx, Chez Cox Buffet, Jalecos.com, MP Eventos, Rota Cervejeira RJ, Arcádia Mall, Shopping Itaipava e Shopping Vilarejo.


Comentários