Revista EletrônicaPetrópolis Gourmet

07/11/2024Bobó da Elza, filé à Zeca Pagodinho, camarão à "Tarde de Itapuã" são pratos do Petrópolis Gourmet 2024

voltar


Novembro, um mês que dança entre as estações, traz com ele o Petrópolis Gourmet 2024, este ano com o tema "Sinfonia dos Sabores", onde música e gastronomia se entrelaçam em um convite irresistível aos sentidos. O evento que será aberto nesta sexta (08) e segue até 24 de novembro reúne a diversidade da alta gastronomia e homenagens à música em 43 bares, restaurantes e delicatessens. A proposta de unir música aos sabores promete ser o toque especial desta edição, que oferece desde agitos gastronômicos em espaços públicos e oficinas gratuitas até o disputado Desafio dos Chefs, com uma programação desenhada para moradores e turistas em busca de experiências únicas. O festival realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau chega à 24ª edição e é considerado pelo Ministério do Turismo um dos cinco mais relevantes do país. A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial www.petropolisgourmet.com.br.

Os cardápios especiais do festival vêm repletos de inspirações e sabores marcantes e alguns dos restaurantes mais aclamados da cidade escolheram ícones da música brasileira em suas homenagens. Em Itaipava, o Bordeaux Vinhos traz o "Bobó da Elza," um prato de camarão inspirado na cantora Elza Soares, que mistura ingredientes frescos com a tradição brasileira de forma autêntica. Já a unidade do Bordeaux da Rua Ipiranga, no Centro Histórico, aposta em uma homenagem a João Gilberto com o "Pato de João," um preparo de coxa e sobrecoxa de pato servido com musseline de banana-da-terra e vagem francesa, uma sintonia com a elegância e suavidade típicas da bossa nova.

Outro destaque é o Grande Hotel Petrópolis, que apresenta camarões grelhados sobre uma cama de canjiquinha cremosa com molho romesco e crispy de beterraba, uma combinação que resgata as tardes ensolaradas à beira-mar, como na música "Tarde em Itapuã", de Toquinho e Vinícius de Moraes. Para quem aprecia pratos contemporâneos com toques clássicos, o Maffagio traz o "Steak Filet à Zeca" – uma homenagem a Zeca Pagodinho que combina filet mignon ao molho de frutas vermelhas, acompanhado de risoto à grega e batatas coradas. E para uma imersão nos sabores do campo, o Olivo Cucina Italiana oferece o "Cupim prensado à moda do campo" com purê de batata defumada e mostarda chamuscada, inspirado na canção "Tocando em Frente", de Samir Sater e Renato Teixeira, um hino que evoca a tranquilidade e força da vida rural.

"A Cidade Imperial tem uma ligação íntima com a música, artistas compuseram obras na cidade, viveram e muitos moram aqui ou passam longas temporadas; somos a capital estadual do canto coral, berço dos Canarinhos e das Meninas Cantoras de Petrópolis, coros mais famosos do Brasil, a cidade respira arte e cultura. Por toda essa intimidade com a música vamos celebrar essa arte com outra, a gastronomia, um perfeito encontro", afirma o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

Música por toda a parte: oficinas gratuitas entram no embalo

A música não apenas inspira, mas conduz a criatividade dos chefs em todas as ações do Petrópolis Gourmet: nas oficinas de Cozinha Brasil, entre os dias 07 e 09, na Praça Dom Pedro, coração do Centro Histórico, cada prato remete a uma canção. A série inicia com o bolo "Laços de Família", cujo toque de especiarias evoca a acolhedora canção de Dudu Nobre; em seguida, a "Tortinha Maresia" traz a leveza do mar inspirada na voz de Adriana Calcanhotto, enquanto a "Feijoada à Moda Carolina" homenageia Chico Buarque e sua Feijoada Completa.

Já nas oficinas do Senac, em cinco edições entre os dias 08 e 21, o público é convidado a explorar diferentes referências musicais, como o "Escondidinho Tropeiro", inspirado na energia de "Festa no Interior" de Moraes Moreira, e o "Bolinho de Costela", que evoca a clássica "Apesar de Você" de Benito de Paula. A programação ainda inclui pratos que vão do contemporâneo "Hot Temaki", ao sofisticado ravioli inspirado em Djavan.

Além disso, nos dias 16 e 23, o Hipershopping e o Villa May sediarão oficinas especiais, onde chefs renomados, como Silvia Voguel e Felipe Scassa, guiam o público pelo preparo de delícias como a "Polenta Cremosa com Cogumelos" e o "Risotto Mozart" em harmonização com cervejas especiais.

O festival vai às ruas com acordes musicais

A "Sinfonia dos Sabores" também vai invadir as ruas da cidade nos agitos gastronômicos, como na Feirinha de Itaipava e na Rua Teresa, onde chefs se unem para apresentar ao público um festival de sabores e aromas, tudo ao ar livre e gratuito. Além disso, o Mercado Gourmet é um espaço aguardado: com exposição e venda de produtos orgânicos, é uma vitrine dos pequenos produtores de Petrópolis. No fim de semana dos dias 16 e 17, a Feirinha Empório Marambaia será o ponto de encontro para quem deseja adquirir produtos locais e desfrutar de uma programação musical.

Desafio dos Chefs: disputa pelo título de melhor do ano

Um dos grandes momentos será o Desafio dos Chefs, onde 20 profissionais disputam em etapas eliminatórias no Senac e finalizam no dia 26 com uma última prova criativa. O vencedor será premiado com uma viagem para Recife, uma experiência ideal para coroar uma competição de talento e paixão. Samir el Ghaoui, presidente do Convention & Visitors Bureau, destaca a emoção desta edição: "A música e a gastronomia juntas vão emocionar e envolver o público em uma celebração inesquecível.”


računanje postotka
Biznis ideje
ljubavni sat
evri u dinare
gledalica
vrijeme sutra
umrli danas
Weight Loss Injections

Comentários