Receita Petrópolis GourmetConfira

Polvo à Lagareiro batatas ao murroChef Caio Fontenelle

voltar


voltar
Polvo à Lagareiro batatas ao murro

120 MIN

10 Porções

Ingredientes

    • 2 kg de polvo
    • 8 batatas pequenas
    • 1 pimentão
    • 1 cebola
    • Azeitonas pretas
    • Azeite
    • Sal

Modo de Preparo

(1ª etapa)
Compre um polvo médio/grande de 2 kg eviscerado. Limpe bem e tome cuidado para que não fique nada de areia. Em uma panela grande coloque água para ferver. Coloque o polvo e deixe cozinhar até que fique macio. Deixe por cerca de 30 a 40 minutos e escorra.
(2ª etapa):
Acenda a churrasqueira e deixe em brasa com temperatura alta. Pegue o polvo, pincele-o com azeite e coloque na grelha. Deixe até que ele fique dourado e crocante por fora.

Preparo das batatas ao murro
 (1ª etapa)
Pegue oito batatas pequenas tipo sauté. Lave bem e não descasque. Coloque as batatas em uma forma e cubra com sal. Leve ao forno por aproximadamente 40 a 50 minutos até que fiquem macias.
(2ª etapa):
Pegue um pimentão vermelho/amarelo, tire os caroços e corte-os em fatias grossas. Pegue uma cebola, descasque e corte em quatro pedaços. Disponha em uma forma e regue com azeite. Leve ao forno 200ºC por cerca de 40 minutos até que fiquem macias.

Montagem do prato
Pegue as batatas e tire todo o excesso de sal. Amasse-as, “dê um leve murro” para que elas estourem as beiradas. Disponha as batatas no prato, coloque o polvo por cima, enfeite com os pimentões e com as cebolas. Acrescente algumas azeitonas pretas e regue com azeite de boa qualidade.

Informações para ajudar a preparar o post
É bem possível que a ideia de cozinhar o polvo desta forma venha da ideia de cozinhar o bacalhau da mesma maneira. Isto é, a origem do Polvo à Lagareiro veio do Bacalhau à Lagareiro, dado que aquele é um prato mais recente que este. Já aqui abordamos a temática dos lagareiros, pessoas que se dedicavam às atividades fundamentais dos lagares e que podem estar na razão desta inclinação de preparar refeições à base de azeite e alho. Não havendo grandes certezas quanto à origem deste prato, podemos, ainda assim, indicar a província de Trás-os-Montes como aquela que goza de particular afinidade com o Polvo à Lagareiro – chega a ser servido na ceia de Natal -, não sendo de estranhar tendo em conta o bom azeite transmontano e a sua tradição no tratamento da oliveira.

računanje postotka
Biznis ideje
ljubavni sat
evri u dinare
gledalica
vrijeme sutra
umrli danas
Weight Loss Injections

Comentários